A Voz Humana, de Almodóvar, tem Tilda Swinton visceral
O quanto vale uma ligação para dizer adeus? A Voz Humana (The Human Voice), o novo curta de Pedro Almodóvar, tem Tilda Swinton no papel principal, uma mulher que acaba de passar por um abandono.
Adaptado da obra do poeta francês Jean Cocteau (1889-1963), o curta tem a essência do teatro em sua composição. Além ser em grande parte composto por um monólogo, as instalações são de um estúdio de gravação – o que deixa um ar de bastidores como teríamos em uma peça.
A vencedora do Oscar, Tilda Swinton, dispensa apresentações. Mais uma vez, ela emprega todo drama que a cena precisa e consegue manter a narrativa em uma crescente, mostrar todas as feridas que uma mulher machucada tem quando um relacionamento acaba. Ela precisa demonstrar poucas emoções e ser racional para que o último adeus que ela quer dar à pessoa que ela amou nos últimos anos não seja interrompido.
Ela precisa se conter enquanto o mundo parece acabar e por dentro, a vida dela parece pegar fogo. Ela representa muitas mulheres, quando somos nós mesmas e precisamos entrar em uma caixinha para sermos validadas por algum homem. Claramente, a vida começa a pulsar nela novamente. O figurino fica mais colorido, os olhos ganham sombra de brilho. A vida volta após parecer que foi embora com aquele que ela acreditou que fosse o grande amor da sua vida.
Assuntos profundos são abordados em pequenas frases, em fragmentos de um diálogo unilateral. A linguagem corporal, as expressões e as palavras soltas com raiva que mostram toda a dor daquela mulher. O abandono, o cachorro deixado para trás, a separação dos pertences. Nunca existe um jeito fácil de fazer uma ruptura de relacionamento e, poucos dias após isso acontecer, a ferida está aberta. Mas será que ela fecha em algum momento?
Almodóvar sabe como abordar os sentimentos mais profundos e, em parceria com Tilda Swinton, transmite uma dor quase visceral. Dificilmente você não será transportado para o momento em que sentiu a mesma dor que a personagem está passando. É um exercício dolorido e necessário, como uma sessão de terapia.
Mais uma vez, o diretor e sua equipe acertam em cheio na composição das cenas. A escolha das cores, onde o vermelho e o verde predominam, a fotografia e a trilha sonora compõe cenas potentes.

A Vigília indica A Voz Humana!
A primeira produção de Almodóvar em inglês estreia nas plataformas digitais no dia 29 de outubro e estará disponível para comprar ou alugar nos seguintes streamings: Now, Amazon Prime, Vivo Play, Google Play e YouTube Filmes.