Festival de CinemaFilmes

49º Festival de Cinema de Gramado: Conheça os filmes das mostras competitivas

Quatro longas-metragens estrangeiros e sete longas-metragens brasileiros foram selecionados para a 49º Festival de Cinema de Gramado.

Confira abaixo os títulos e as sinopses:

LONGAS-METRAGENS BRASILEIROS

A Primeira Morte de Joana (2021) – Rio Grande do Sul

49º Festival de Cinema de Gramado 2021 – “A Primeira Morte de Joana” (2021) de Cristiane Oliveira.

Direção: Cristiane Oliveira / 90’34”
Sinopse: Joana, 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado alguém. Ao encarar os valores da comunidade em que vive no Sul do Brasil, ela percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos, o que traz à tona algo escondido nela mesma.

A Suspeita (2021) – Rio de Janeiro

49º Festival de Cinema de Gramado 2021 – “A Suspeita” (2021) de Pedro Peregrino.

Direção: Pedro Peregrino / 87’33”
Sinopse: “A Suspeita” é um drama policial que conta a história de Lúcia, uma renomada investigadora policial. Aos 55 anos, dedicou toda a sua vida à profissão e é um nome respeitado entre seus colegas. Tudo muda durante uma investigação. Um famoso escritor, que estava trabalhando nas memórias de um dos chefes do tráfico no Rio de Janeiro traficantes de drogas e teve seu telefone grampeado por Lúcia, é assassinado. A policial se torna alvo de investigação de seus superiores, ao mesmo tempo em que descobre que tem Alzheimer.

Álbum em Família (2021) – Rio de Janeiro

49º Festival de Cinema de Gramado 2021 “Álbum em Família” (2021) de Daniel Belmonte.

Direção: Daniel Belmonte / 72’10”
Sinopse: Grupo de atores e atrizes ensaia peça virtualmente e busca soluções para contornar o fato de que não podem se encontrar. Confinados em casa, usam os próprios familiares em cena. A peça escolhida é ÁLBUM DE FAMÍLIA, de Nelson Rodrigues, tentativa de debater a ideia de família tradicional brasileira.

Carro Rei (2021) – Pernambuco

49º Festival de Cinema de Gramado 2021 “Carro Rei” (2021) de Renata Pinheiro


Direção: Renata Pinheiro / 99’10”
Sinopse: Uno se comunica com carros desde criança. Quando uma lei coloca a empresa da família pai em perigo, Uno busca o seu melhor amigo de infância: um carro. Junto com o seu tio, transforma-o no Carro Rei – um carro que pode falar, ouvir e até se apaixonar. Um carro que tem planos para todos.

Homem Onça (2021) – Rio de Janeiro

49º Festival de Cinema de Gramado 2021 – “Homem Onça” (2021) de Vinícius Reis

Direção: Vinícius Reis / 93’01”
Sinopse: Era das privatizações. Pedro trabalha na Gás do Brasil que passa por uma reestruturação. Ele é obrigado a demitir sua equipe e antecipar a aposentadoria. Aposentado, Pedro vai morar na sua pequena cidade natal. Lá, ele descobre que a fera que habitava as matas, durante sua infância, continua viva.

Jesus Kid (2021) – Paraná

49º Festival de Cinema de Gramado 2021 – “Jesus Kid” (2021) de Aly Muritiba

Direção: Aly Muritiba / 87’57”
Sinopse: Eugênio é um escritor de western em dificuldades. Seu personagem mais famoso, Jesus Kid, está indo mal de vendas. Então aparece o que poderia ser a sua salvação: ele é contratado para escrever o roteiro de um filme.

O Novelo (2021) – São Paulo

49º Festival de Cinema de Gramado 2021 – “O Novelo” (2021) de Claudia Pinheiro

Direção: Claudia Pinheiro / 94’47”
Sinopse: Cinco irmãos acabam sendo criados pelo irmão mais velho, após a morte da mãe. Um dia, já adultos, eles recebem a notícia de que um homem em coma numa UTI pode ser seu pai. Na sala de espera do Hospital os irmãos mergulham em seus conflitos e memórias e, através do tricô aprendido na infância.

LONGAS-METRAGENS ESTRANGEIROS

Gran Avenida (2020) – Chile

49º Festival de Cinema de Gramado 2021 – “Gran Avenida” (2020) de Moises Sepulveda

Direção: Moises Sepulveda / 80’01”
Sinopse: Camilo é dono de uma pequena empresa e quer ter um filho. As tentativas de sua mulher para engravidar não têm tido sucesso. Josefina é uma jovem dentista que sonha com morar no Brasil mas não ousa confessar seus planos ao marido. Ronald bate ponto num escritório e tudo o que quer na vida é passar mais tempo com sua filha pequena. Sua ex-esposa, porém, planeja se mudar para o norte do Chile, a milhares de quilômetros de distância. Um celular roubado, decisões equivocadas e uma boa dose de falta de jeito, terminam fazendo com que os destinos destes três vizinhos da Gran Avenida se encontrem.

La teoría de los vidrios rotos (2021) – Uruguai, Brasil e Argentina

49º Festival de Cinema de Gramado 2021 – “La teoría de los vidrios rotos” (2021) de Diego Fernández Pujol

Direção: Diego Fernández Pujol / 72’11”
Sinopse: Claudio Tapia acreditava que havia chegado a uma cidade tranquila, mas precisava resolver um mistério um tanto peculiar e complexo para um especialista em seguros.

Planta permanente (2019) – Argentina e Uruguai

49º Festival de Cinema de Gramado 2021 – “Planta permanente” (2019) de Ezequiel Radusky

Direção: Ezequiel Radusky / 79’01”
Sinopse: Há 30 anos, Lila trabalha como faxineira em um prédio municipal de província. Ela é uma figura importante na sociedade cuidadosamente unida do escritório por causa do refeitório não oficial dos funcionários, que ela administra junto com sua amiga Marcela. Quando Lila tem a oportunidade de reformar o refeitório e administrá-lo oficialmente como chefe, essa repentina elevação de seu status causa a inveja de Marcela e inicia uma lenta decadência do delicado status quo do escritório.

Pseudo (2020) – Bolívia

49º Festival de Cinema de Gramado 2021 – “Pseudo” (2020) de Gory Patiño e Luis Reneo

Direção: Gory Patiño e Luis Reneo / 80’01”
Sinopse: Pseudo é um thriller político que conta a história de um motorista de táxi de La Paz que, desesperado por dinheiro, rouba a identidade de um passageiro que acaba por ser um mercenário contratado para cometer um atentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *