20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será realizado no dia 28
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à 20ª edição e terá como tema a preservação e a memória do audiovisual. Com transmissão ao vivo pela TV Cultura no dia 28 de novembro, a partir das 20h, a cerimônia vai celebrar não apenas a Cinemateca Brasileira, que pegou fogo mas resistiu e vai renascer, como também a produção audiovisual nas duas últimas décadas. O grande homenageado da noite é Ruy Guerra, poeta, compositor, mas antes de tudo e principalmente cineasta moçambicano radicado no Brasil, que completou 90 anos em 2021.
Por causa da pandemia, o evento – que é realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – será remoto pelo segundo ano consecutivo, com apresentação das jornalistas Adriana Couto e Renata Boldrini, direto dos estúdios da TV Cultura, em São Paulo. A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.
Ao todo serão anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.
A votação está aberta no site da Academia e vai até o dia 26 de novembro.
Num ano dedicado à memória, um Prêmio Especial de Preservação será concedido ao movimento que, liderado por profissionais de cinema, salvou a Cinemateca Brasileira do abandono: o S.O.S. Cinemateca – APACI.
Com roteiro do jornalista Hugo Sukman e direção de Lucas Rochetti, a transmissão do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será costurada com imagens de produções que marcaram a história do audiovisual e por apresentações musicais do pianista André Mehmari e da cantora Monica Salmaso. Fazem parte do repertório canções como “Odeon”, de Ernesto Nazareth; “Reza”, de Ruy Guerra e Edu Lobo; “Perseguição”, de Sérgio Ricardo; e “Passaredo”, de Francis Hime e Chico Buarque.
A festa terá ainda a presença, virtual, de nomes como Viviane Ferreira, diretora presidente da SP Cine, diretora, roteirista, produtora; Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo; Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais; e José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura.
O 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é realizado pelo Ministério do Turismo e pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Este ano, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro conta com o patrocínio da SABESP, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da PwC Brasil, que acompanha e faz a apuração da votação. O prêmio tem correalização da SPCine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
FINALISTAS GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO 2021
MELHOR LONGA-METRAGEM FICÇÃO
A DIVISÃO – O FILME de Vicente Amorim
A FEBRE de Maya Da-Rin
BOCA DE OURO, de Daniel Filho
CIDADE PÁSSARO de Matias Mariani
PACARRETE de Allan Deberton
MELHOR LONGA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
BABENCO: ALGUÉM TEM QUE OUVIR O CORAÇÃO E DIZER: PAROU de Bárbara Paz
DENTRO DA MINHA PELE de Toni Venturi e Val Gomes
FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL de Carol Benjamin
FOTOGRAFAÇÃO de Lauro Escorel.
PARTIDA de Caco Ciocler.
MELHOR LONGA-METRAGEM COMÉDIA
CARLINHOS E CARLÃO de Pedro Amorim.
DE PERTO ELA NÃO É NORMAL de Cininha de Paula.
NÃO VAMOS PAGAR NADA de João Fonseca.
NO GOGÓ DO PAULINHO de Roberto Santucci.
OS ESPETACULARES de André Pellenz.
PACARRETE de Allan Deberton.
MELHOR LONGA-METRAGEM ANIMAÇÃO
OS UNDER-UNDERGROUNDS, O COMEÇO de Nelson Botter Jr.
OSMAR, A 1º FATIA DO PÃO DE FORMA de Ale McHaddo.
MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL
10 HORAS PARA O NATAL de Cris D’Amato.
O MELHOR VERÃO DAS NOSSAS VIDAS de Adolpho Knauth.
MELHOR DIREÇÃO
ANA LUIZA AZEVEDO por Aos Olhos de Ernesto.
DANIEL FILHO por Boca de Ouro.
GERALDO SARNO por Sertânia.
JEFERSON DE por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
SANDRA KOGUT por Três Verões.
VICENTE AMORIM por A Divisão – O Filme.
MELHOR PRIMEIRA DIREÇÃO DE LONGA-METRAGEM
ALLAN DEBERTON por Pacarrete.
BÁRBARA PAZ por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
DJIN SGANZERLA por Mulher Oceano.
MATIAS MARIANI por Cidade Pássaro.
MAYA DA-RIN por A Febre.
MELHOR ATRIZ
ANDREA BELTRÃO como FREDERICA por Verlust.
LORENA COMPARATO como CELESTE por Boca de Ouro.
MALU MADER como GUIGUI por Boca de Ouro.
MARCÉLIA CARTAXO como PACARRETE por Pacarrete.
REGINA CASÉ como MADÁ por Três Verões.
MELHOR ATOR
FLÁVIO BAURAQUI como JORGE por Abraço.
IRANDHIR SANTOS como BRENO por Fim de Festa.
MARCOS PALMEIRA como BOCA DE OURO por Boca de Ouro.
ROGÉRIO FRÓES como LIRA por Três Verões.
SILVIO GUINDANE como CAVEIRINHA por Boca de Ouro.
SILVIO GUINDANE como MENDONÇA por A Divisão – O Filme.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
BERTA LORAN como SARITA por Jovens Polacas.
DENISE FRAGA como BERENICE por Música para Morrer de Amor.
GISELE FRÓES como MARTA por Três Verões.
HERMILA GUEDES como COSMA e DAMIANA por Fim de Festa.
SOIA LIRA como MARIA por Pacarrete.
ZEZÉ MOTTA como ILZA por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
ZEZITA MATOS como CHIQUINHA por Pacarrete.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
FLAVIO BAURAQUI como SARGENTO DA PM por Não Vamos Pagar Nada.
FLAVIO BAURAQUI como TIÃO por Macabro.
FLAVIO MIGLIACCIO como SR. ABRAÃO por Jovens Polacas.
GUILHERME FONTES como AGENOR por Boca de Ouro.
JOÃO MIGUEL como MIGUEL por Pacarrete.
OTÁVIO MULLER como EDGAR por Três Verões.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
ALLAN DEBERTON, ANDRÉ ARAÚJO, NATÁLIA MAIA e SAMUEL BRASILEIRO por Pacarrete.
JORGE FURTADO e ANA LUIZA AZEVEDO por Aos Olhos de Ernesto.
MARIA CAMARGO e BÁRBARA PAZ por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
MATIAS MARIANI, CHIKA ANADU, FRANCINE BARBOSA, JULIA MURAT, MAÍRA BÜHLER e ROBERTO WINTER por Cidade Pássaro.
SANDRA KOGUT e IANA COSSOY PARO por Três Verões.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
ALE MCHADDO – Adaptado da Serie de TV “Osmar, a 1º fatia do pão de forma”, de Ale McHaddo – por Osmar, a 1ª Fatia do Pão de Forma.
ALEX LEVY-HELLER – adaptado da obra “Jovens Polacas”, de Esther Largman – por Jovens Polacas.
ESMIR FILHO e ISMAEL CANEPPELE – adaptado da obra “Verlust”, de Ismael Caneppele – por Verlust.
EUCLYDES MARINHO – adaptado da obra “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues – por Boca de Ouro.
JEFERSON DE e FELIPE SHOLL – adaptado da obra “M8: Quando a Morte socorre a Vida”, de Salomão Polakiewicz – por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
AZUL SERRA por Macabro.
BARBARA ALVAREZ por A Febre.
BETO MARTINS por Pacarrete.
FELIPE REINHEIMER por Boca de Ouro.
GUSTAVO HADBA por A Divisão – O Filme.
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
ANA DOMINONI por Sertânia.
ANA PAULA CARDOSO por A Febre.
DANIEL FLAKSMAN por A Divisão – O Filme.
MARIO MONTEIRO por Boca de Ouro.
RODRIGO FROTA por Pacarrete.
MELHOR FIGURINO
ANA AVELAR por Macabro.
ANA DOMINONI por Sertânia.
CHRIS GARRIDO por Pacarrete.
KIKA LOPES por Boca de Ouro.
SOL AZULAY por Jovens Polacas.
MELHOR MAQUIAGEM
ADRIANO MANQUES por Boca de Ouro.
BRITNEY FEDERLINE por Aos Olhos de Ernesto.
SID ANDRADE por Jovens Polacas.
SONIA PENNA por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
TAYCE VALE por Pacarrete.
MELHOR EFEITO VISUAL
BERNARDO NEDER por Jovens Polacas.
BERNARDO NEDER por M8 – Quando a Morte Socorre a Vida.
HOËL SAINLEGER por A Febre.
MARCELO SIQUEIRA, ABC por A Divisão – O Filme.
MARCELO SIQUEIRA, ABC por Boca de Ouro.
MELHOR MONTAGEM FICÇÃO
DANILO LEMOS por A Divisão – O Filme.
DIANA VASCONCELLOS, ABC por Boca de Ouro.
GIBA ASSIS BRASIL por Aos Olhos de Ernesto.
JOANA COLLIER por Pacarrete.
KAREN AKERMAN por A Febre.
SÉRGIO MEKLER, EDT e LUISA MARQUES por Três Verões.
MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO
CAO GUIMARÃES e BÁRBARA PAZ por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
DOMINGOS OLIVEIRA e VICTOR MAGRATH por Os 8 Magníficos.
FABIO SANTOS por Aquecimento Global.
IDÊ LACRETA por Fotografação.
JORDANA BERG por Soldado Estrangeiro.
MARCOLA MARINHO e PAULO ALBERTO por Dentro da Minha Pele.
MARÍLIA MORAES, EDT e ISABEL CASTRO, EDT por Fico te Devendo uma Carta Sobre o Brasil.
MELHOR SOM
GABRIELA CUNHA, XAVIER THIBAULT e GILLES BERNADEAU por Cidade Pássaro.
JOSÉ MOREAU LOUZEIRO, MIRIAM BIDERMAN, ABC, RICARDO REIS, ABC e PAULO GAMA por A Divisão – O Filme.
JOSÉ MOREAU LOUZEIRO, TOMÁS ALEM, BERNARDO UZEDA, RODRIGO NORONHA e GUSTAVO LOUREIRO por Macabro.
MÁRCIO CÂMARA, CAUÊ CUSTÓDIO e RODRIGO FERRANTE por Pacarrete.
RODRIGO FERRANTE, MIRIAM BIDERMAN, ABC e RICARDO REIS, ABC por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
MELHOR TRILHA SONORA
ANDRÉ ABUJAMRA e ERON GUARNIERI por Abraço.
BÁRBARA PAZ e O GRIVO por Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou.
BERNA CEPPAS por Boca de Ouro.
DJ DOLORES por Fim de Festa.
FRED SILVEIRA por Pacarrete.
MELHOR SÉRIE ANIMAÇÃO TV PAGA/ OTT
ROCKY & HUDSON: OS CAUBÓIS GAYS – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Erica Maradona. Produtora Brasileira Independente: Otto Desenhos Animados
SENNINHA NA PISTA MALUCA – 2ª TEMPORADA (Gloob). Direção Geral: Bianca Senna. Produtora Brasileira Independente: Gullane
ZUZUBALÂNDIA – 2ª TEMPORADA (Cartoon Network, Boomerang e Tooncast). Direção Geral: Mariana Caltabiano. Produtora Brasileira Independente: Mariana Caltabiano Criações
MELHOR SÉRIE DOCUMENTÁRIO TV PAGA/ OTT
AMARELO PRISMA – 1ª TEMPORADA (GNT). Direção Geral: Emicida e Evandro Fióti. Produtora Brasileira Independente: Laboratório Fantasma Produções e Mutato Entretenimento.
ANITTA: MADE IN HONÓRIO – 1ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: Andrucha Waddington e Pedro Waddington. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
CIENTISTAS BRASILEIROS ENTRE OS MELHORES – 1ª TEMPORADA (Looke). Direção Geral: Guilherme Fiuza Zenha e Silvia Godinho. Produtora Brasileira Independente: Immagini Animation Studios.
FAVELA GAY – PERIFERIA LGBTQI+ – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Rodrigo Felha. Produtora Brasileira Independente: Luz Mágica Produções Audiovisuais.
MILTON E O CLUBE DA ESQUINA – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Vitor Mafra. Produtora Brasileira Independente: Gullane.
MELHOR SÉRIE FICÇÃO TV PAGA/ OTT
BOM DIA, VERÔNICA – 1ª TEMPORADA (Netflix). Direção Geral: José Henrique Fonseca. Produtora Brasileira Independente: Zola Filmes.
DETETIVES DO PRÉDIO AZUL – 14ª TEMPORADA (Gloob). Direção Geral: Vivianne Jundi. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
HARD – 1ª TEMPORADA (HBO). Direção Geral: Rodrigo Meirelles. Produtora Brasileira Independente: Gullane.
OS ÚLTIMOS DIAS DE GILDA – 1ª TEMPORADA (Canal Brasil). Direção Geral: Gustavo Pizzi. Produtora Brasileira Independente: Baleia Filmes.
UM CONTRA TODOS – 4ª TEMPORADA (Fox). Direção Geral: Breno Silveira e Daniel Lieff. Produtora Brasileira Independente: Conspiração.
MELHOR SÉRIE FICÇÃO TV ABERTA
GILDA, LUCIA E O BODE – 1ª TEMPORADA (TV Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington e Pedro Waddington. Produtora Brasileira Independente: Conspiração
SOB PRESSÃO – PLANTÃO COVID – TEMPORADA ESPECIAL (TV Globo). Direção Geral: Andrucha Waddington. Produtora Brasileira Independente: Conspiração
TÁ PUXADO – 1ª TEMPORADA (TV Jornal/SBT). Direção Geral: Rodrigo César. Produtora Brasileira Independente: All Screens Films
MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO
MÃTÃNÃG, A ENCANTADA, de Shawara Maxakali e Charles Bicalho.
O HOMEM DAS GAVETAS, de Duda Rodrigues.
SUBSOLO, de Erica Maradona e Otto Guerra.
TANDEM, de Vivian Altman.
UM PEIXE PARA DOIS, de Chia Beloto.
MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
À BEIRA DO PLANETA MAINHA SOPROU A GENTE, de Bruna Barros e Bruna Castro.
CINEMA CONTEMPORÂNEO, de Felipe André Silva.
FILHAS DE LAVADEIRAS, de Edileuza Penha de Souza.
IN MEMORIAN – O ROTEIRO DO GRAVADOR, de Sylvio Lanna.
MINHA HISTÓRIA É OUTRA, de Mariana Campos.
O QUE PODE UM CORPO?, de Victor Di Marco e Márcio Picoli
RUA AUGUSTA, 1029, de Mirrah da Silva.
MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO
5 ESTRELAS, de Fernando Sanches.
A BARCA, de Nilton Resende.
EGUM, de Yuri Costa.
PERIFERICU, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira.
RECEITA DE CARANGUEJO, de Issis Valenzuela.
REPÚBLICA, de Grace Passô.
MELHOR LONGA-METRAGEM IBERO-AMERICANO
MONOS, ENTRE O CÉU E O INFERNO | Monos (Colômbia) / Ficção / Direção: Alejandro Landes. Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
O FILME DE BRUNO ALEIXO | O Filme de Bruno Aleixo (Portugal) / Ficção / Direção: João Moreira e Pedro Santo. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.
O ROUBO DO SÉCULO | El Robo del Siglo (Argentina) / Ficção / Direção: Ariel Winograd. Distribuidor Brasileiro: Warner Bros.
PORNÔ PARA PRINCIPIANTES | Pornô para Principiantes (Uruguai, Argentina e Brasil) / Ficção / Direção: Carlos Ameglio – Coprodução Brasileira: BossaNovaFilms – Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
TARDE PARA MORRER JOVEM | Tarde para Morir Joven (Chile, Brasil, Holanda e Catar) / Ficção / Direção: Dominga Sotomayor – Coprodução Brasileira: RT Features – Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
MELHOR LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL
APOCALYPSE NOW: FINAL CUT | Apocalypse Now: Final Cut (EUA) / Ficção / Direção: Francis Ford Coppola. Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
JOJO RABBIT | Jojo Rabbit (EUA) / Ficção / Direção: Taika Waititi. Distribuidor Brasileiro: Disney.
O FAROL | The Lighthouse (EUA) / Ficção / Direção: Robert Egges. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.
O PAI | The Father | Bashtata (Bulgária e Grécia) / Ficção / Direção: Kristina Grozeva e Petar Valchanov. Distribuidor Brasileiro: Pandora Filmes.
VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI | Sorry We Missed You (Reino Unido) / Ficção / Direção: Ken Loach. Distribuidor Brasileiro: Vitrine Filmes.