FilmesListas

15 filmes de suspense policial dos anos 90

Para essa lista, decidimos deixar os clássicos de fora. Saímos dos clichês. Filmes como Cães de Aluguel, O Silêncio dos Inocentes e Se7en e algum outro filme mais famoso não estarão por aqui.

Abaixo, temos alguns ótimos filmes do gênero que nem sempre recebem o valor que merecem. Será que você concorda?

Risco Duplo (Bruce Beresford, 1999)

Ashley Judd interpreta uma mulher acusada de matar o próprio marido. Após seis anos de prisão, ela está convencida de que o marido está vivo e planeja uma vingança, já que, se estiver certa, de acordo com as leis estadunidenses, uma pessoa não pode ser condenada duas vezes pelo mesmo crime. Ah, temos Tommy Lee Jones como o agente da condicional de Libby, personagem de Judd.

Copycat: A vida imita a morte (Jon Amiel, 1995)

A nossa querida Ripley de Alien, Sigourney Weaver, aqui é uma psicóloga criminal especialista em comportamento. Ela ajuda detetives a determinar o modus operandi de imitadores de serial killers. Agorafóbica, por conta de um trauma causado pelo encontro com um serial killer, ela conta com a ajuda de uma detetive, interpretada por Holly Hunter (muito girl power esse elenco), para deter um copiador.

As duas faces de um crime (Gregory Hoblit, 1996)

Richard Gere é um advogado meio esnobe, chamado para defender um jovem garoto, acusado de matar um arcebispo com 78 facadas em Chicago. O crime chocou a cidade e chamou a atenção do público, levando o personagem de Gere a aceitar o caso. Esse foi um dos primeiros trabalhos de Edward Norton, que, bem jovem, já mostra todo o seu talento.

A Negociação (F. Gary Gray, 1998)

Samuel L. Jackson é um respeitado policial especialista em negociação que se vê em meio a uma armação e torna-se o principal suspeito do assassinato de seu colega de trabalho. Tentando provar a sua inocência e uma fraude em seu departamento, faz cinco reféns e a única coisa que pede é que o seu negociador seja algum policial desconhecido, pois ele pode vir a ser a chave para desmascarar um grande esquema de corrupção.

Possuídos (Gregory Hoblit, 1998)

Denzel Washington é um detetive que precisa solucionar um mistério envolvendo um serial killer. Pessoas nas ruas começam a cantarolar a mesma música que o assassino cantarolava quando ia cometer um crime (Time Is On My Side, dos Rolling Stones, que nunca mais saiu da minha cabeça). Após ser forçado a matar uma pessoa, Hobbes, personagem de Denzel, passa a acreditar que isso pode ser obra do demônio Azazel. É do mesmo diretor de As Duas Faces de Um Crime.

A Filha do General (Simon West, 1999)

Uma capitã do exército, filha de um conceituado general que está que está sendo cotado para compor uma chapa que concorrerá à presidência dos EUA, é encontrada amarrada, nua e morta dentro da base militar. Um investigador (John Travolta) e uma advogada (Madeleine Stowe, de Revenge), são chamados para resolver o caso, cheio de mentiras e segredos.

8MM: Oito Milímetros (Joel Schumacher, 1999)

Sim, Nicolas Cage costumava fazer filmes bons (nota do editor: essa não é uma opinião que representa toda a Vigília). Em 8 Milímetros, Cage é um detetive particular, contratado por uma viúva rica para descobrir a verdade sobre uma fita armazenada no cofre do falecido marido. O caso o leva à Califórnia, onde ele precisa se infiltrar no sinistro mundo da pornografia violenta e ilegal. O diretor era Joel Schumacher (falecido no dia 22 de junho de 2020), também responsável pelos fatídicos filmes Batman & Robin e Batman Eternamente.

Mulher Solteira Procura (Barbet Schroeder, 1992)

Recém separada do namorado, a personagem de Bridget Fonda, Allison, procura uma colega para dividir o apartamento. Surge em sua vida, então, Hedy, interpretada pela fantástica Jennifer Jason Leigh, que, vai mostrando-se perigosa, instável e obsessiva.

Colecionador de Ossos (Phillip Noyce, 1999)

Denzel Washington (um craque desses tipos de filmes, não é mesmo?) é um policial criminologista forense que sofreu um acidente e ficou tetraplégico. Cogitando suicídio após anos de cama, descobre um caso aberto sobre um peculiar serial killer. Com a ajuda de uma policial de rua, interpretada por Angelina Jolie, precisa interpretar as pistas do assassino que remove ossos dos esqueletos de suas vítimas.

A Outra Face (John Woo, 1997)

Ah, os anos 90.. John Travolta, como um agente do FBI, troca cirurgicamente de rosto com Nicolas Cage, um terrorista em coma, para a resolução de um caso. O personagem de Cage desperta, com o rosto do agente e claro, segue em busca de um confronto.

Beijos que Matam (Gary Fleder, 1997)

Baseado em um livro de James Patterson, a trama acompanha Alex Cross (Morgan Freeman), um psicólogo forense cuja sobrinha fora sequestrada. Em busca de respostas, ele ganha ajuda de uma médica (Ashley Judd, novamente), que também foi vítima do mesmo criminoso.

Tempo de Matar (Joel Schumacher, 1996)

Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson) decide fazer justiça com as próprias mãos, atirando nos dois homens responsáveis pelo espancamento e estupro de sua filha de apenas dez anos. Carl busca a ajuda de uma advogado (um jovem Matthew McConaughey), que junto de sua assistente (Sandra Bullock), precisam conter a revolta de grupos racistas da cidade e ganhar o caso, sendo que a justiça não permite que a razão pela qual Carl cometeu o crime seja citada. O elenco ainda conta com, mais uma vez, Ashley Judd (onde está Ashey Judd hoje?), Kevin Spacey, Donald e Kiefer Sutherland. O diretor era o mais do que presente Joel Schumacher.

Los Angeles: Cidade Proibida (Curtis Hanson, 1997)

Guy Pearce, Russel Crowe e Kevin Spacey são três detetives que, de formas distintas, buscam solucionar um caso de múltiplos homicídios e acabam desvendando uma grande rede de conspiração e corrupção na cidade de Los Angeles. Nessa onda toda, os grandes nomes de Hollywood estavam envolvidos. Vale mencionar que a obra também conta com a presença de Kim Basinger e Danny DeVito.

Fogo Contra Fogo (Michael Mann, 1995)

Robert DeNiro interpreta um ladrão profissional que, junto de sua equipe (que conta com Val Kilmer e Danny Trejo), acaba entrando em uma emboscada, que leva o tenente Hanna (Al Pacino) à sua procura, iniciando uma intensa brincadeira de gato e rato.

Os Suspeitos (Bryan Singer, 1995)

Uma explosão em um cais de Los Angeles deixa diversos mortos e apenas duas testemunhas, estando uma delas em estado crítico. Enquanto a outra testemunha (Kevin Spacey), um golpista, conta os complicados acontecimentos por trás do desastre, dúvidas começam a aparecer e surgem nomes de outros conhecidos criminosos. Essa obra lançou um novato Bryan Singer para o mundo dos filmes e posteriormente toda a franquia de X-Men. O elenco também tinha Gabriel Byrne e Benicio Del Toro.

E aí, algum filmaço de suspense policial ficou de fora? Deixe pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *