Comic-conQuadrinhos

10 Perguntas para Ivan Costa, sócio da CCXP

Depois de três edições, o Brasil bateu o recorde de público das maiores convenções de quadrinhos e cultura pop do mundo. O sucesso crescente desses eventos é reflexo das grandes produções do cinema, tv, quadrinhos e games, claro, tudo isso carregado pelos braços dos fãs. Em todo o Brasil começam a pipocar cada vez mais eventos que reúnem os amantes da arte sequencial e todas suas consequências na atualidade. E o responsável por essa quebra de público na comparação com a Comic-Con de San Diego e de Nova Iorque é a Comic-Con Experience (CCXP), realizada em São Paulo. Em dezembro de 2016 foram mais de 180 mil pessoas que lotaram os pavilhões da São Paulo Expo. Agora a ambição é levar as atrações para outros locais. Entre os dias 13 a 16 de abril ocorre a primeira edição da CCXP Tour, no Nordeste (fique atento, a Vigília vai estar por lá trazendo as novidades). O sócio da CCXP, Ivan Costa, contou um pouco mais sobre o evento com exclusividade para a Vigília e alertou que serão confirmados nomes inéditos na CCXP e até mesmo no Brasil. Confira!

 

1) Em pouco tempo a Comic Con Experience (CCXP) alcançou um público maior que a Comic-Con de San Diego e de Nova Iorque. Ao que se deve esse sucesso?

Investimos em diversas verticais de entretenimento e buscamos sempre entregar um evento memorável para fãs, convidados e expositores, colocando o Brasil no epicentro da cultura pop mundial. Por isso, buscamos realizar não apenas uma das maiores comic cons do mundo, mas construir um enorme e mágico parque de diversões repleto de atrações para todos, do fã mais devotado àquela pessoa que busca um evento único e de alto nível. Além disso, trabalhamos ativamente ao lado dos expositores para definirmos atrações, convidados, ativações para estandes, comunicação e tudo mais que envolve a estratégia para a presença deles no evento. Essa é a nossa fórmula e isso faz toda diferença.

 

2) A CCXP Tour é a primeira “turnê” da CCXP e hoje em dia o público do Nordeste é um dos que mais frequenta as salas de cinema, mostrando-se assim um mercado atrativo para feiras desse tipo. Há possibilidade da CCXP Tour migrar para outros Estados também? Quais seriam eles?

O desejo de levar a feira para outras praças surgiu principalmente do pedido dos fãs nas edições anteriores. Sabemos que existem fãs espalhados pelo Brasil inteiro e que não é tão fácil ir a São Paulo participar do evento, por isso a CCXP Tour visa atender a essa demanda. Com a CCXP Tour Nordeste estamos oferecendo duas oportunidades para os brasileiros em um mesmo ano. Temos o desejo de ir para novos lugares em breve.

3) Qual é o público estimado para a CCXP Tour? A organização trabalha com um número estimado?

Nossa expectativa é receber de 60 a 80 mil visitantes totais nos quatro dias de evento.

 

4) A CCXP Tour vai ser uma CCXP em menores proporções ou teremos algum tipo de novidade? Quais seriam esses diferenciais?

Uma das características mais importantes da CCXP é que cada edição nova já difere da anterior. Nenhuma nunca é igual à outra. Assim são os dias dentro da programação do evento, por isso ingresso para os quatro dias faz tanto sucesso. O nosso público já se acostumou a esperar novidades, programações e atividades diferentes a cada ocasião. E assim será na CCXP Tour Nordeste. O evento segue o molde da CCXP, mas terá características próprias. Uma das novidades para a edição no Nordeste é o ingresso Epic VIP, que traz benefícios como: Entrada VIP (1 hora antes da abertura dos portões); acesso à sala VIP com comida e bebida; pôster exclusivo do evento; e camiseta oficial CCXP Tour NE 2017 em Recife. Além dos convidados. Como novidade, já podemos destacar: Alexander Ludwig, o Björn de Vikings, e Claudia Wells, a Jennifer Parker do De Volta para o Futuro. Teremos novos anúncios em breve de convidados que nunca estiveram na CCXP SP ou mesmo no Brasil.

5) Uma das maiores dificuldades na realização de um grande evento como esses é conseguir conciliar as agendas de grandes artistas, produtores e quadrinistas de fora do Brasil. Como vem sendo a recepção desses, que são um dos principais atrativos de feiras nerd após as experiências da CCXP?

A agenda de artistas de TV e cinema geralmente é definida com pouco tempo de antecedência, por isso esses anúncios são grandes surpresas para as semanas e dias que antecedem o evento. Mas podemos garantir que essa será mais uma edição épica e que contará com artistas internacionais ilustres, tanto com a presença de atores e atrizes, como de quadrinistas e produtores. Além disso, convidados de edições anteriores da CCXP atuam como nossos embaixadores, sempre dando ótimas recomendações sobre o evento pois tiveram uma excelente experiência aqui.

 

6) O público brasileiro de certa forma intimida grandes estúdios no quesito de vazar novidades exclusivas para a feira?

Acredito que não, em função da quantidade de pré-estreias que tem acontecido no país e mesmo na CCXP.

 

7) Uma das grandes discussões das Comic-Cons é a liberação do material exclusivo logo após a divulgação nos paineis. O que você acha dessa prática?

Esses conteúdos pertencem aos estúdios, editoras e empresas que apresentam esse material no evento. A nós, cabe criar as condições para que esse conteúdo seja apresentado da melhor forma possível. Os fãs que vão às comic cons contam com a oportunidade de ver o conteúdo antes do mundo todo, então algum intervalo é algo esperado.

 

8) Teremos alguma estreia especial na CCXP Tour ou um hall tão grande como o palco principal da CCXP de São Paulo?

Sim, o auditório Guararapes será adaptado para oferecer a experiência do auditório principal da CCXP.

 

9) Você acha que a Comic-Con no Brasil pode ser só uma febre ou ela veio realmente para ficar?

O fã brasileiro já mostrou que é sedento por cultura pop, afinal somos uma das maiores bilheterias e estreias do cinema do mundo. Tudo isso nos leva a acreditar que a CCXP irá crescer cada vez mais. As comic cons existem há mais de 40 anos e tem evoluído sempre. Com a CCXP não será diferente.

 

10) Alguma outra confirmação que possa nos antecipar (risos)? Qual recado você acha importante para quem está pensando em sair de sua cidade ou Estado para ir até a CCXP Tour?

Garanto que continuaremos a ter bons anúncios nas próximas semanas, com muita coisa inédita na CCXP e no Brasil. Reforço o que disse anteriormente: nenhum evento é igual ao outro. Os fãs que participarem da CCXP Tour Nordeste terão muitas histórias épicas para contar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *