ListasSéries

10 lições de Marie Kondo para organizar sua casa

Quando um novo ano se inicia, nossa vontade de sair arrumando tudo e organizando a casa e a vida ressurge também. No início de janeiro de 2019 estreou na Netflix a série Ordem na Casa com Marie Kondo, um dos ícones da arrumação no mundo todo. Um prato cheio para quem curte esse tipo de conteúdo. No reality show, com oito episódios, ela e uma tradutora visitam lares de oito famílias diferentes, com diversos dilemas, para resolver os problemas de organização e talvez até mais algumas intempéries dos lares.

Assistimos ao reality show e decidimos elencar aqui 10 dicas para te ajudar a organizar a sua casa e a sua vida a partir do método KonMari, criado por Marie Kondo.

Confira:
1- Cumprimente e agradeça a sua casa

Na real, sempre que puder, agradeça! A vida e o mundo agradecem também!

Pode parecer maluco, mas Marie Kondo começa cada um dos programas pedindo licença aos proprietários, se ajoelhando no chão e cumprimentando a casa. Além disso, ela agradece pela casa proteger a família que mora ali. No final, ela pede para que a casa ajude a criar um ambiente feliz e harmonioso.

2. Comece por partes

No melhor estilo Jack Estripador, faça tudo por partes. Ao invés de começar com um cômodo específico, separe por tipos de coisas, na seguinte ordem: roupas, livros, papéis, Komono (itens de cozinha, banheiro, garagem e canto da bagunça) e encerre na parte mais difícil, nos objetos com valores sentimentais.

3. Coloque tudo em cima da cama… e se apavore

Será que eu preciso de tudo isso minha gente?

Ok, não precisa se apavorar. Mas a ideia é começar pelas roupas. Então junte as suas roupas que estão pela casa inteira e coloque em cima da cama. Aí você vai ver a quantidade enorme daquilo que você já juntou em tantos anos.

4. Separe tudo e fique apenas com o que te deixa feliz

Marie Kondo prega que a roupa ou qualquer objeto precisa te deixar feliz. Isso mesmo! Você deve pegar a roupa e sentir felicidade. Não bateu o feeling? Então descarte. Simples assim.

5. Agradeça o que for descartar

Não deu um sentimento bom naquilo e quer descartar? Tudo bem, mas não esqueça de agradecer. Abrace a peça e mentalmente agradeça por tudo o que passaram juntos. É um sentimento libertador que se forma.

6. Tenha caixas, muitas caixas

Caixas: elas sempre, sempre, ajudam!

Marie Kondo te ensina a deixar um armário muito mais organizado com todas as caixas que você pode usar. A dica primordial é agrupar os objetos por categorias e tamanhos, evitando a bagunça.

7. Os objetos com valor sentimental precisam sempre ficar por último

Já falamos isso no item 2, mas é verdade. Você precisa deixar esse objetos por último, afinal, eles podem mexer muito com os seus sentimentos e te fazer desistir de tudo. Siga firme e termine essa tarefa.

8. Começou? Termine.

Simples assim, quando começar a fazer uma tarefa de arrumação, não fique enrolando. Termine tudo o que você começou ao invés de ficar cinco minutos arrumando, 15 reclamando no Twitter e 40 assistindo stories de pessoas aleatórias do Instagram.

9. Não guarde nada temporariamente

Não é a hora de postergar. Faça essa arrumação para a sua vida. Vai valer muito a pena!

10.Existe um método muito melhor para dobrar suas roupas

Temos certeza que você, assim como nós, não dobra as suas roupas assim. Pois te apresentamos o método revolucionário de Marie Kondo para dobrar, confira:

E aí, gostou da série? Pegou outra dica ou vai adotar uma dessas aqui? Conte nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *