Festival de CinemaFilmes

Festival do Rio corre risco de cancelamento

Um dos principais festivais de cinema do Brasil, o Festival do Rio, corre o risco de não ser realizado em 2019. A falta de apoiadores é um dos principais fatores. Conforme postagem na página oficial do festival, feita nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, “após 20 anos de existência e sucesso de realização para o audiovisual brasileiro e internacional o Festival do Rio passa pelo seu maior desafio em termos financeiros”. O evento está (ainda) previsto para novembro.

Apesar de preocupante, este não é o primeiro caso neste ano. Outros eventos culturais estão ameaçados, principalmente pelo ataque às leis de incentivo e cortes de recursos. Quem atestou esta situação recentemente foi o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, durante o Festival de Cinema de Gramado. Em diferentes ocasiões, Néspolo apontou essa dificuldade, mesmo que o evento da Serra Gaúcha estivesse verba e investimento maiores do que em 2018. Em pelo menos dois discursos públicos, ele ressaltou que vários festivais ao redor do país estavam agonizando pela falta de apoiadores.

Ainda segundo o comunicado do Festival do Rio, a organização está buscando apoio junto a várias empresas e parceiros com interesse na viabilidade do Festival e que apostam também no Estado e na Cidade do Rio de Janeiro. “No entanto, vivemos a possibilidade real de cancelamento do nosso evento, com todas as perdas que tal decisão acarretará para o cinema brasileiro, para todo o mercado audiovisual e ainda para cidade e o país”, diz a nota.

Confira a nota completa e o apelo final dos organizadores do Festival do Rio:

O Festival do Rio – após 20 anos de existência e sucesso de realização para o audiovisual brasileiro e internacional -…

Posted by Festival do Rio l Rio de Janeiro Int'l Film Festival on Thursday, September 12, 2019

O próximo Festival do Rio está agendado para ocorrer entre os dias 7 a 17 de novembro.

Dificuldades foram expostas também em Gramado

Conforme o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, a dificuldade para os festivais de cinema espalhados pelo Brasil é grande. Em pelo menos duas ocasiões ele ressaltou que vários eventos estão agonizando. A primeira vez foi durante a coletiva de lançamento da última edição do Festival de Cinema de Gramado. “Estivemos reunidos com organizadores de festivais de todo o Brasil, e a situação é realmente grave”, apontou. Depois, durante a abertura oficial do evento, voltou a mencionar esse problema. Na contra-corrente dessa onda de dificuldades para a cultura e o cinema nacional, no entanto, ele ainda apontou que o Festival de Gramado desse ano superou o percentual de apoiadores em relação a 2018. A Gramadotur é uma das realizadoras do Festival de Gramado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *