Dia do Cinema Brasileiro: dicas imperdíveis no streaming
O dia 19 de junho é celebrado como o Dia do Cinema Brasileiro, uma data para exaltar o nosso audiovisual, que cada vez cresce mais. Pensando nisso, os nosso Vigilantes trouxeram algumas dicas de filmes nacionais imperdíveis para você assistir no streaming.
Confira!
O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra – Disponível para aluguel no YouTube, Prime Video (Por Bruna Haas)

Baseado na história real conhecida como “A Fera da Penha”, a trama tem como protagonista Leandra Leal, uma mulher que se torna amante de um homem casado (Milhem Cortaz), e decide se vingar se aproximando de Sylvia (Fabíula Nascimento), sequestrando a filha do casal.
Vitória, de Andrucha Waddington – Disponível na Globoplay (Por Bruna Haas)

A história que começou a ser contada por Breno Silveira (1964 – 2022) chegou às mãos de Andrucha Waddington. Fernanda Montenegro é Dona Nina, uma senhora solitária que começa a filmar da janela do seu apartamento uma ação criminosa. O filme foi lançado em março de 2025 e já chegou no Globoplay no Dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho.
Homem com H, de Esmir Filho – Disponível na Netflix (Por Bruna Monteiro)

A vida de um grande artista brasileiro é trazida para as telas. Da juventude sofrida com os problemas com o pai, passando pela busca pelo seu lugar no mundo, até chegar ao estrelato, acompanhamos a jornada de Ney Matogrosso, brilhantemente interpretado por Jesuíta Barbosa, que conseguiu replicar muito bem os trejeitos de Ney. Uma história emocionante sobre a importância da autenticidade e de ser feliz consigo mesmo (não importa o momento). De quebra, é um pedaço da nossa história, da música, da cultura e da sociedade.
Mania de Você, de Guido Goldberg – Disponível no Max (Por Bruna Monteiro)

Fãs de Rita Lee absolutamente devem assistir a esse documentário, que estreou em maio deste ano. É uma verdadeira viagem no tempo, com depoimentos de diversas personalidades, como o músico e marido da cantora, Roberto de Carvalho, Gilberto Gil, ex-membros da Tutti-Frutti e mais. Rita aparece em entrevistas e vídeos antigos, com o todo o seu carisma autêntico. Com muita música, é claro, assim como o item anterior, também é uma aula de história sobre o cenário musical da época e como Rita o revolucionou como a nossa rainha do rock nacional!
Tia Virgínia, de Fábio Meira – Disponível na Globoplay (Por Robson Nunes)

Essa é de longe uma das melhores dramédias que já assisti numa sala escura. A história criada pelo diretor Fábio Meira, que inclusive se inspirou na própria família para criar as personagens, é de uma riqueza única e fica impossível não se identificar. Na trama, três irmãs (Vera Holz, Arlete Sales e Louise Cardoso) precisam lidar com uma morte e a consequente herança que ela traz. Oscilando entre humor e várias pitadas dramáticas que nos fazem refletir sobre a vida em família, o longa foi aplaudido por três vezes seguidas antes que os créditos finais chegassem durante o 51º Festival de Cinema de Gramado. Confira a crítica completa do filme aqui.
Bingo – O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende – Disponível no Max (Por Robson Nunes)

Essa é, para aqueles que não são nerds há mais tempo, a história do palhaço Bozo, um sucesso dos anos 80 e 90 nas manhãs do SBT. O filme tira uma licença poética para contar a história do ator Arlindo Barreto, e para driblar questões legais, precisou mudar o nome original de Bozo para Bingo. Bom, isso não importa. O que importa é que com uma excelente atuação de Wladimir Brichta (talvez o papel de sua vida) voltamos no tempo e temos uma história que vai nos fazer rir e chorar, da melhor forma. O diretor Daniel Rezende entende a cultura pop como poucos. Não à toa, já me fez chorar em Bingo e nos dois longas da Turma da Mônica. E ele promete mais adaptações num futuro próximo. Confira a crítica completa do filme aqui.
Gostou das dicas de filmes para esse Dia do Cinema Brasileiro? Quer saber mais sobe cinema nacional? Continue acompanhando a Vigília!