ListasSériesTelevisão

25 curiosidades sobre os 25 anos de Malhação

Dificilmente, Malhação não marcou sua vida. Se você tem menos de 40 anos, com toda certeza, acompanhou uma ou duas temporadas do folhetim que passa há 25 anos na Rede Globo. Discutindo tramas latentes, mostrando romances água com açúcar, lançando tendência de moda, Malhação conversa com o público jovem e mora na memória afetiva de muita gente. Confira 25 curiosidades desses 25 anos: 

1 – Malhação foi idealizada por Andréa Maltarolli e Emanuel Jacobina durante uma oficina de roteiristas da Globo.

2 – O programa foi uma novidade na emissora e foi inspirado nas soap operas americanas, que tinham data de término em aberto e maior flexibilidade para mudanças nas narrativas paralelas e no perfil dos personagens.

3 – Malhação apresentou grandes atores para o público. Thiago Lacerda, Carolina Dieckmann, Priscila Fantin, Marjorie Estiano, Cauã Reymond, Fernanda Vasconcellos, Ricardo Tozzi e Nathalia Dill foram algum desses nomes.

4 – Cada temporada de Malhação traz um debate social que faz sentido para a época, como gravidez na adolescência, AIDS, bullying e diferentes classes sociais.

5 – O primeiro capítulo de Malhação foi exibido dia 24 de abril de 1995.

6 – Quando estreou, Malhação retratava o dia a dia de uma academia de ginástica.

7 – Foi aí que nasceu o título Malhação, já que esse era o nome da academia.

8 – O tema de abertura da primeira temporada era “Assim Caminha a Humanidade”, de Lulu Santos.

9 – Na sexta temporada, o restaurante na frente da escola se chamava Guacamole. Na oitava, o Guacamole foi vendido e passou a se chamar Gigabyte.

10 – Malhação já teve uma revista mensal que levava o mesmo nome da trama, lançada em 1995 e ficando nas bancas até 1997.

11 – Entre 1995 e 1999 foram lançadas sandálias, linha de roupa e acessórios esportivos e cosméticos.

12 – A temporada de número 5 tentou inovar no formato, que não foi bem aceito pelos telespectadores. A ideia era passar os capítulos da novela ao vivo, direto do apartamento de Mocotó, com participação do público, mas não funcionou.

13 –  Entre 1998 e 1999, aconteceu a primeira grande mudança. O foco principal passou a ser o Colégio Múltipla Escolha.

14 – Foi em 1999 também que o tema de abertura passou a ser “Te levar daqui” do Charlie Brown Jr, que foi o tema até 2006.

15 – Charlie Brown Jr teve mais uma música de abertura, Lutar Pelo o Que é Meu, que foi tema entre 2006 e 2007.

16 – Strike, Nx Zero, Paralamas do Sucesso, Pitty e outros grandes cantores da música brasileira já participaram da abertura da novela.

17 –  O Cabeção, personagem de Sérgio Hondjakoff, ficou no ar durante 6 temporadas. Antes dele, o recordista tinha sido André Marques, o Mocotó, por 5 temporadas. Mas Dona Wilma (Bia Montez), possui o recorde de permanência no programa, ficando no ar durante 7 temporadas.

18 – Em 2004, Malhação teve a sua primeira banda fictícia, a Vagabanda, com música no setlist oficial da temporada e tudo.

19 – Essa foi durante muitos anos a Malhação mais assistida e é lembrada até hoje.

20 – Em 2007, o programa Caldeirão do Huck, apresentado por Luciano Huck, promoveu o concurso Casal Malhação 2008, para descobrir um novo talento e um novo nome para o elenco. Quem ganhou a vaga foi Caio Castro. 

21 – A temporada mais longa de Malhação foi a temporada número 15, que era protagonizada por Sophie Charlotte e Nathalia Dill, com 324 capítulos.

22 – A quarta temporada foi a temporada mais curta, com apenas 110 capítulos. Rodrigo Faro e Cassia Linhares eram os protagonistas.

23 – Ao longo dos anos, Malhação concorreu em mais de 200 categorias de premiações pelo mundo.

24 – A série ganhou um Emmy por Malhação – Viva a Diferença.

25 – Malhação já contou com 2 spin-offs. Malhação de Verão, que narrava as férias dos personagens da primeira temporada em um acampamento de férias. E atualmente tem previsto para o catálogo da Globoplay para 2020 a série “As Five”, Spin-off de Viva a Diferença.

Lembrou de algum momento? Então compartilha com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *